rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-innovation-trends-brazil-cni-cna-cnc-hub-startups-web-summit-rio-janeiro-rj-melanie-nakagawa-microsoft-itau-aldo-rosa-1
CNDL
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2

Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção promove qualificação profissional durante a Construsul em Porto Alegre

Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção promove qualificação profissional durante a Construsul em Porto Alegre

A constante evolução no segmento da construção exige profissionais atualizados e capacitados para lidar com as demandas e desafios do mercado. Conhecer novas tecnologias, otimizar processos, garantir a eficiência na execução de projetos e contribuir para a melhoria da qualidade das construções, são alguns dos elementos essenciais para que se tenha sucesso  Além disso, o conhecimento em inovação e tecnologia permite a adoção de práticas mais sustentáveis, econômicas e seguras, tornando-se um diferencial competitivo no mercado. Com foco nessa realidade, acontece no dia 1o de agosto, durante a Construsul, o 9o Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção, no Centro de Eventos FIERGS.

O evento terá início às 14h30min com abertura oficial, que contará com a mediação do Prof. Dr. Adriano Paranaíba, Diretor do Instituto Mises Brasil. Em seguida, às 14h45, terá início o primeiro ciclo de palestras, abordando temas como a aplicação da Inteligência Artificial na construção civil, gestão de projetos e os desafios da concepção e execução de empreendimentos como o Cidade Matarazzo. O segundo ciclo de palestras terá início às 16h20min, abordando a multidisciplinaridade das cidades e a importância do usuário como protagonista. O encerramento está previsto para às 18h15min.

Adriano Paranaíba, que será mediador e palestrante, tem formação em Economia, mestrado em Agribusiness e doutorado em transportes. Carlos Henrique Bischoff, é gerente Comercial da Pix Force, possui experiência na área comercial, formação em Engenharia de Produção e MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Cícero Sallaberry, é sócio-fundador da Construflow, empreendedor com formação em Engenharia Civil e experiência em gestão e projetos na plataforma BIM. Luciana Marson Fonseca, é arquiteta e urbanista, e diretora do Instituto Cidades Responsivas e Chapter Lead de Urbanismo no Grupo OSPA. Mauricio Linn Bianchi, é engenheiro Civil, Diretor Técnico da Ideazarvos Incorporadora, além de atuar como Conselheiro do IBRACON e Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon/SP.

A Construsul 2023 – Feira Internacional da Construção ocorrerá no Pavilhão do Centro de Eventos FIERGS, localizado na Av. Assis Brasil, 8787, Sarandi, Porto Alegre/RS. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento: https://feiraconstrusul.com.br/home/.

Números do evento

O 9º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção, considerado o maior evento do setor na Região Sul do Brasil, é promovido pelo Sinduscon-NH (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo), Sinduscom Vales (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra) e ASAEC (Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo), com apoio especial do SENAI e da Construsul. Nas oito edições anteriores, o seminário reuniu mais de 2.300 participantes, incluindo profissionais, empresários, engenheiros, arquitetos, fornecedores, acadêmicos e professores da cadeia da construção civil. Esse número reflete a importância do segmento no país, uma vez que o PIB da Construção Civil cresceu 6,9% em 2022, de acordo com o IBGE, enquanto o PIB nacional cresceu 2,9%. Além disso, o setor gerou 194.444 novos empregos formais no último ano, representando 10% do total de empregos formais no país. Com base nos dados do PNAD, a cadeia completa da construção emprega atualmente 7,4 milhões de trabalhadores, destacando-se como um dos setores mais relevantes para a economia brasileira.

Programação

14h – Credenciamento

14h30 – Abertura Mediador do evento: Prof. Dr. Adriano Paranaíba – Diretor do Instituto Mises Brasil

14h45 1º. CICLO DE PALESTRAS

IA na construção civil, da segurança dos trabalhadores à qualidade operacional

Palestrante: Carlos Henrique Bischoff – Gerente Comercial da Pix Force

Case: Desafios e Oportunidades: Como a Inteligência Artificial Impacta a gestão de projetos

Palestrante: Cícero Sallaberry – Sócio-fundador da Construflow

Palestra “Cidade Matarazzo – Desafios da concepção, projeto e execução”

Palestrante: Mauricio Linn Bianchi – Diretor Técnico da Ideazarvos Incorporadora

16h20

2º. CICLO DE PALESTRAS

A Multidisciplinaridade das Cidades

Palestrante: Prof. Dr. Adriano Paranaíba – Diretor do Instituto Mises Brasil

Cidades Responsivas: o usuário como protagonista.

Palestrante: Luciana Marson Fonseca – Diretora e fundadora do Instituto Cidades Responsivas

18h15 ENCERRAMENTO

Construsul 2023 – Feira Internacional da Construção

Data: 1 a 4 de agosto de 2023
Local: Pavilhão do Centro de Eventos FIERGS
Endereço: Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre/RS
Mais informações: https://feiraconstrusul.com.br/home/


Visite:
https://feiraconstrusul.com.br/