CNDL
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2

Na inauguração da Casa das Startups, secretária Simone Stülp ressalta trabalho conjunto em prol da inovação

Na inauguração da Casa das Startups, secretária Simone Stülp ressalta trabalho conjunto em prol da inovação

Representando o governador Eduardo Leite, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, participou da inauguração da Casa das Startups – incubadora tecnológica do Parque Tecnológico do Prado, o Pradotech – nesta terça-feira (22), no Prado Bairro-Cidade, em Gravataí. “Trago um abraço do governador do Estado, que vem trabalhando com a missão de colocar a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, declarou a secretária, no início de seu discurso.

Ao parabenizar o munícipio de Gravataí pelos avanços pioneiros no campo da inovação e salientar a dedicação do Instituto Prado pela inauguração da Casa das Startups, a secretária ressaltou o trabalho conjunto realizado de forma convergente. “Nós sabemos que ninguém faz tudo isso sozinho. Uma iniciativa como a Casa das Startups só é possível porque pensamos de forma conjunta um projeto de desenvolvimento para o estado. Estamos todos trabalhando na mesma direção, que é a de cada vez mais colocar a inovação como nosso farol”, pontuou Simone.

A secretária enfatizou, também, a primeira colocação do RS como estado mais inovador do Brasil, por dois anos consecutivos, no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). “Ao mesmo tempo que comemoramos essa conquista, temos que pensar em como podemos nos manter nesta posição e avançar ainda mais”, comentou.

Nesse contexto, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) lidera dois programas que vão ao encontro dos objetivos do Pradotech em relação ao desenvolvimento do setor das startups e da área da educação. Simone deu destaque ao programa Startup Lab, que fomenta a inovação aberta e incentiva a conexão entre startups, empresas e ICTs. A Rede RS Startup, por sua vez, integra a iniciativa, que visa a conectar as startups gaúchas e a potencializar o setor, por meio da centralização de informações. Quanto à área da educação, a secretária lembrou do programa Educar para Inovar. “Se não cuidarmos da educação das nossas crianças e jovens, não vamos conseguir manter esse ambiente de inovação que estamos construindo no estado”, frisou.

Estiveram presentes, na cerimônia, o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon; o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto; a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga; o presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Artur Gibbon; o presidente do Instituto Prado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Gerdau Johanpetter; a CEO do Pradotech, Susana Kakuta; o reitor da Unisinos, Padre Sérgio Mariucci; o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Irmão Evilázio Teixeira; e a presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Tecnologia de Gravataí (Acigra), Ana Cristina Pastro Pereira.  

Sobre a Casa das Startups

A Casa das Startups é uma incubadora focada em inovação, com estrutura de coworking, salas e uma arena para eventos que faz parte do parque tecnológico Pradotech, em Gravataí – RS. No total, são 20 salas individuais e 20 espaços de trabalho coletivo para as startups interessadas em um período de incubação de até três anos. 80% da capacidade do espaço já está ocupada. A iniciativa integra o Prado Bairro-Cidade, empreendimento idealizado pelo presidente do Instituto Prado, Carlos Gerdau Johannpeter.


https://sict.rs.gov.br