rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-innovation-trends-brazil-cni-cna-cnc-hub-startups-web-summit-rio-janeiro-rj-melanie-nakagawa-microsoft-itau-aldo-rosa-1
CNDL
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2

FEICON 2024 tem início com otimismo para o setor da construção

FEICON 2024 tem início com otimismo para o setor da construção

FEICON tem início com otimismo para o setor da construção

A Feicon, maior feira de construção da América Latina, abriu suas portas para a edição de 2024. O evento, realizado no São Paulo Expo, teve início nesta terça-feira (02) e acontecerá até o dia 05 de abril. A feira está reunindo os principais nomes da indústria e apresenta as tendências mais recentes em tecnologia, sustentabilidade e design. Pelo segundo ano, o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) participa da feira realizando sua 98ª edição.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, esteve presente na abertura da feira e destacou a importância e a responsabilidade da construção para o Brasil. “Isso é muito importante para um país como o nosso, promover a integração de toda essa cadeia da construção. Queria dizer que nós juntos somos responsáveis de melhorar a vida das pessoas no Brasil. Seja com habitação, seja com saneamento, seja com infraestrutura”, disse.

Correia pontuou como o evento é relevante para o avanço da indústria da construção e do país. “Um evento que coloca todos juntos, para discutirmos como que podemos avançar na prestação de serviços para a sociedade, tem muito valor”, destacou.

O presidente ainda destacou o objetivo da CBIC. “A gente agradece a cada um de vocês que está aqui conosco nessa missão de fazer mais e melhor para o Brasil. Nós assumimos a CBIC em julho do ano passado, uma entidade com 67 anos e 98 entidades. Com representação em todas as unidades de integração, com o objetivo de dobrar a participação da construção no PIB. Dobrar a participação da construção no PIB representa entregar mais habitação, mais infraestrutura e saneamento. E tudo mais que nós produzimos juntos”, disse.

A deputada estadual Dani Alonso, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material de Construção, enfatizou a satisfação de participar da Feicon. “É a maior feira da América Latina. Eu que cresci nesse segmento, visitando essa feira por tantos anos, desde os meus 15 anos de idade. E hoje poder estar aqui é uma satisfação muito grande”, disse.

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou estar otimista com o crescimento da economia e da indústria da construção. “É uma alegria enorme estar aqui, compartilho do entusiasmo, do otimismo, acho que vamos entrar em um período muito interessante. A gente pode falar do estado de São Paulo, 101 mil vagas de emprego geradas no mês de fevereiro, o PIB cresceu 3,2% em janeiro. Significa que a nossa economia está pegando tração, está andando, vai ajudar o país e não pode ser diferente, a economia de São Paulo representa um terço da economia brasileira, e temos feito tudo para estabelecer aqui em São Paulo o melhor ambiente de negócios possível”, destacou.

Para o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, a construção está em um momento positivo e pode seguir crescendo após a aprovação da Reforma Tributária. “Nós iniciamos janeiro e fevereiro com o crescimento de 2,7% na área da construção civil, nós temos tudo de positivo para podermos agora entrar nessa fase de estabilidade, com a Reforma Tributária aprovada, com muitos novos investimentos públicos e privados. Só no PAC nós temos mais de R$ 1 trilhão em obras esparramados em todo o país, certamente irá ajudar a tocar a construção civil”, afirmou.

Também participaram da abertura o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro; o deputado federal, Capitão Augusto (PL-SP); o presidente da RX Brasil, Cláudio Della Nina; o presidente da Anamaco, Cássio Tucunduva; o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro; o presidente da Sincomavi, Reinaldo Correia; e o chefe de marketing e crescimento da Junto Somos Mais, Rafael Salomão.

O tema tem interface com o Projeto Estratégico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento ainda tem o patrocínio do Banco Oficial do ENIC e da FEICON, a Caixa Econômica Federal, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), Mútua, Sebrae Nacional, Housi, Senior, Brain, Tecverde, Softplan, Construcode, TUYA, Mtrix, Brick Up, Informakon, Predialize, ConstructIn e Pasi.


Varejistas, construtores, engenheiros, arquitetos e todos os profissionais ligados à indústria de construção civil já podem garantir participação na FEICON 2024RX, promotora e organizadora do evento, uma das referências do setor para a América Latina, liberou o credenciamento na segunda-feira (15). As inscrições devem ser feitas pelo site do evento – www.feicon.com.br e são gratuitas para os profissionais do mercado. A 28ª edição acontece entre 2 e 5 de abril, no São Paulo Expo (SP), em São Paulo.

FEICON segue fortalecendo seu papel como encontro estratégico para o lançamento de novos produtos, serviços e tecnologias que impulsionam novos negócios, relacionamentos e parcerias para impulsionar a movimentação do mercado durante o ano todo. Além disso, o evento também é referência para a atualização profissional em diversos segmentos da indústria. Apenas na edição 2023 foram registradas mais de 1000 marcas expositoras, mais de 102 mil visitantes e 200 horas de conteúdos simultâneos.

Para este ano, a organização revela que a feira estará maior, com aumento de 31% no número de marcas expositoras. Destaca-se nesse sentido, os 15% a mais de empresas de acabamentos, tendo o segmento de tintas o maior crescimento até o momento, com 30% a mais de marcas quando comparado a edição de 2023.


Programação

Como forma de fomentar o mercado, a RX já anunciou a renovação da parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), para a realização do Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil (ENIC), nas edições de 2024 e 2025. Em 2023, a FEICON foi palco do o 96º ENIC, que reuniu economistas, representantes do poder público e da iniciativa privada para debater o cenário da indústria do setor, os rumos econômicos e apresentar projetos, contribuindo para trazer uma visão 360º nos diversos campos de atuação.

Outras atrações também estarão na programação como os Núcleos de Conteúdo Varejo e Construção, as Rotas de Tecnologia e Sustentabilidade, a Casa Cerâmica e outras experiências.

“A FEICON tem como uma de suas principais premissas gerar conhecimento e apresentar informações de qualidade para o desenvolvimento técnico dos profissionais do setor de construção civil e arquitetura.”, afirma Tatiana Rassini, Gerente de Marketing da FEICON. “Para ter acesso a tudo isso, o profissional do setor só precisa acessar o site, preencher alguns dados e garantir sua presença.”, complementa a executiva.

A expansão do evento acompanha a tendência do mercado, que prevê crescimento em 2024, pelo quarto ano consecutivo. Segundo dados divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), o setor da construção civil deve apresentar um crescimento de 2,9% neste ano.


Credenciamento

Para participar da FEICON, as inscrições devem ser feitas pelo site de acordo com as categorias:

Para visitantes, em https://na.eventscloud.com/775919?categoryid=5109936

Para jornalistas, em https://na.eventscloud.com/775919?categoryid=5109932A entrada de profissionais de imprensa será liberada e organizada pela assessoria do evento.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial www.feicon.com.br.


Sobre a FEICON

Com 27 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br


RX

A RX oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 42 diferentes setores da economia. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos.

A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – In the business of building businesses www.rxglobal.com/rx-brazil


RELX

A RELX é uma fornecedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors