Evento em Chapecó abre circuito que inclui paradas em Joinville e Criciúma. (Foto: Sara Bellaver)

Em Chapecó, FIESC inicia série de encontros sobre inovação sustentável na indústria

Participaram do evento Marcelo Pinto, CEO da PPI-Multitask do Grupo WEG; Evelyne Faccio, head de assuntos corporativos da Kellanova Brasil; Roberto Zagonel, CEO da Zagonel; e Gian Carlos Zacchi, coordenador corporativo de certificação de propriedades da Aurora Coop

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) realizou, nesta segunda-feira (14), a 1ª Jornada Nacional de Inovação da Indústria, em Chapecó. O encontro reuniu empresários, especialistas e representantes de instituições de pesquisa para discutir os desafios e oportunidades da transformação digital e da transição ecológica no setor industrial. A iniciativa visa fortalecer os ecossistemas de inovação regionais e conectar soluções tecnológicas às demandas do setor produtivo.

Para a indústria, não se trata mais de escolher entre crescimento e responsabilidade ambiental, a sustentabilidade é tratada como condição para a competitividade. Marcelo Pinto, CEO da PPI-Multitask do Grupo WEG; Evelyne Faccio, head de assuntos corporativos da Kellanova Brasil; Roberto Zagonel, CEO da Zagonel; e Gian Carlos Zacchi, coordenador corporativo de certificação de propriedades da Aurora Coop, participaram do painel moderado por Carlos Brok, superintendente de projetos de inovação da CNI.

Sustentabilidade na Kellanova
A Kellanova estabeleceu metas globais para reduzir emissões de gases de efeito estufa até 2050 e combater a fome, com ações como doações de alimentos e parcerias no Brasil, incluindo o programa Mesa Brasil. “A sustentabilidade se tornou um vetor de competitividade. É ela que garantirá a prosperidade dos negócios nos próximos anos”, afirmou Evelyne Faccio. Para ela, “não há mais espaço para a neutralidade”, as empresas precisam agir com responsabilidade e inovação para atender às expectativas dos consumidores.

Zagonel Tecnologia Eficiente
Roberto Zagonel, CEO da empresa que leva seu nome, relembrou a origem da Zagonel com apoio do SENAI e destacou o lançamento da primeira ducha eletrônica em 1995 como marco de superação. Hoje, a empresa opera com automação e softwares avançados. “Precisamos de foco para alcançar grandes resultados”, disse o empresário. “O sucesso começa com preparo, habilidade e direção.”

Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora
Lançado em 2014, o programa da Aurora Coop promove boas práticas em propriedades rurais com foco ambiental, econômico e social. “A administração de uma propriedade rural é tão complexa quanto a de uma indústria urbana”, afirmou Gian Carlos Zacchi. As visitas técnicas avaliam gestão, sustentabilidade e relações sociais. Com a redução do número de filhos nas famílias, a Aurora aposta em “tecnologia, capacitação e modernização como formas de manter os jovens no campo”.

Transição Ecológica e Digital
A WEG aposta em centros de inovação e redes colaborativas internas para impulsionar a transição ecológica e digital. Segundo Marcelo Pinto, CEO da PPI Miltitask, “eletrificação, energias limpas e eficiência operacional podem responder por mais de 55% da redução das emissões de gases de efeito estufa”. Ele destacou que, diante da pressão global, “a digitalização aparece como aliada essencial para equilibrar inovação, ESG e controle de custos”.

Sobre a Jornada
A ação faz parte de uma agenda nacional liderada pela CNI, com apoio da FIESC em Santa Catarina, para promover a transformação digital e a transição ecológica na indústria. Chapecó foi a primeira cidade catarinense a receber o evento, que ainda passará por Joinville (29/7) e Criciúma (30/7), com painéis, oficinas e visitas técnicas a ambientes de inovação como os Institutos SENAI.

“A transformação digital é a principal ferramenta para avançarmos na transição ecológica”, afirmou Carlos Brok, da CNI, destacando a importância da escuta ativa do setor produtivo na formulação de políticas públicas.

O vice-presidente da FIESC, Waldemar Antonio Schmitz, reforçou: “Acreditamos firmemente no potencial da indústria regional, que se destaca não só pelo seu impacto econômico, mas também pela sua capacidade de promover a inovação”.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Chapecó e de diversas entidades representativas do setor produtivo e da inovação regional, entre elas a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviço de Chapecó (ACIC), a ACATE/DEATEC, a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), o Parque Científico e Tecnológico (POLLEN), além dos sindicatos empresariais SINDUSCON AMAI, SICEC, SINDIPLASC, SIMOVALE, SIMEC, SINDIALIMENTOS, SIMMEX e SINDUSCON Chapecó.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@construcaoinovadora.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@construcaoinovadora.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.