Construtoras reforçam importância da esquadria para o segmento
Painel que encerrou o 4º Fórum Contramarco em São Paulo contou com a participação de Brookfield, WTorre, Set Incorporadora e Construcap
O 4º Fórum Contramarco, evento coligado à Fesqua (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias) e Fesqua Vetro, foi realizado no dia 27 de junho, em São Paulo. O encontro teve a presença de 500 visitantes e 53 marcas e, pela primeira vez, não foi restrito aos profissionais do setor, visando uma aproximação com as construtoras, que são os clientes finais.
O painel que encerrou o dia, mediado por Luis Tavares, principal executivo do Grupo Contramarco, trouxe a visão das empreiteiras diante dos segmentos de esquadrias e vidros. Participaram do debate Ronaldo Nunes, coordenador de projetos na Construcap, Guilherme Margara, gerente de arquitetura na WTorre, Fábio Morais, vice-presidente da Brookfield Properties, e Ricardo Monteiro, diretor executivo na Engenharia Setin Incorporadora.
“Fizemos uma pesquisa com todos associados e notamos a importância deste segmento. As esquadrias possuem um peso muito grande na hora da compra, assim como o alumínio e o vidro, pois têm um alto valor agregado. Vivemos um momento de mão de obra escassa, com uma média de idade de 45 anos e sem reposição e existe um grande espaço para fazer entregas mais rápidas”, comenta Monteiro.
Já Margara concordou com a dificuldade na hora de escolher bons profissionais e ressaltou que, ao contrário do que alguns pensam, o setor de esquadrias não é mais o último a ser escolhido em uma construção. “Em obras grandes e complexas, sempre envolvemos as esquadrias muito antes. Sem dúvidas, a maior dificuldade está no momento de construir, de encontrar uma mão de obra qualificada”, afirma.
Nunes trouxe a questão dos orçamentos superestimados. Segundo ele, a alta quantidade proposta de vidros acaba inviabilizando algumas obras. “É preciso ajudar, ser coerente e agir com responsabilidade ao trazer os materiais e suas respectivas especificações. Quando fazemos um orçamento, todos os itens são levados em conta”, ponderou.
A tendência dessa indústria poderá ser vista de perto na Fesqua (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias) que, em sua 15ª edição, traz novidades para atender as empresas e profissionais do setor. Ela será realizada entre os dias 11 e 14 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista, simultaneamente ao EBRATS (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamento de Superfícies) e à Fesqua Vetro, uma plataforma exclusiva e dedicada ao setor vidreiro.
Sustentabilidade
Tema central em diversas indústrias, a sustentabilidade não pode ser vista apenas como uma questão de marketing para as construtoras. O aumento da conscientização ambiental e a pressão por práticas mais ecológicas, faz com que as empresas do setor repensem processos produtivos e adotem práticas que minimizem os impactos negativos ao meio ambiente. A redução das emissões, a reciclagem e o aumento da eficiência energética se tornaram necessidades no mercado atual.
“É uma questão técnica que precisa ser praticada. Temos uma atenção muito grande na escolha de nossos fornecedores, pois não podemos arriscar. Já tivemos experiências muito positivas de ter um time todos juntos, mitigando futuras patologias. Tudo parece muito simples e, se o processo realmente funciona, é simples. O que ainda falta são pessoas capacitadas para isso”, diz o vice-presidente da Brookfield Properties
O setor de patologia das construções, inclusive, passa a ter uma feira exclusiva neste ano. A Feipat (Feira da Patologia das Construções) será organizada pela Italian Exhibition Group (IEG) e realizada de forma simultânea com a Fesqua, Fesqua Vetro e o EBRATS (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície). As feiras receberão cerca de 700 marcas expositoras em uma área de exposição de 38 mil metros quadrados e devem atrair um público qualificado de 48 mil visitantes de 25 países diferentes.
Serviço:
Fesqua 2024 | Feira Internacional da Indústria de Esquadrias
Data: 11 a 14 de setembro de 2024
Horário: 4ª a 6ª – 13h às 20h | Sáb. – 11h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Transporte gratuito: O evento disponibiliza vans próximas à Estação Jabaquara, 1 hora antes até 1 hora depois do funcionamento da feira.
Sobre a Fesqua | Organizada há 15 edições, a Fesqua é considerada um evento relevante no calendário internacional, e é realizada pelo Grupo Contramarco em parceria com a IEG Brasil. Tem como foco inovações para esquadrias, vidros, fachadas, automação, portões, grades, acessórios, ferragens, máquinas e equipamentos para esquadrias e vidro. Além de fabricantes de esquadrias, vidraceiros e consultores, é frequentada por arquitetos, engenheiros e construtores, projetistas, entre outros profissionais do setor. Mais de 80% do público visitante tem influência sobre a compra, e 96% acreditam que a feira oferece oportunidades de networking.
Sobre o EBRATS | Criado em 1979, o EBRATS é reconhecido como uma das principais vitrines para tecnologias e produtos de tratamento de superfícies para a América Latina. Tradicionalmente, a feira acontece em parceria com a ABTS – Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície. O evento B2B reúne um público qualificado, composto por químicos, engenheiros, técnicos, laboratoristas, fornecedores de produtos químicos e de materiais. Também é procurado por fabricantes e fornecedores de equipamentos, usuários diretos e indiretos, projetistas, arquitetos, entre outros.
Sobre a Contramarco | Inserido no setor da construção civil há 25 anos, com foco na indústria de esquadrias e vidro, o Grupo Contramarco iniciou suas atividades no ano 2000, lançando a revista Contramarco e a FESQUA – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, realizada a cada dois em São Paulo/SP.
O sucesso crescente dessas duas iniciativas pioneiras no setor da construção civil impulsionaram a direção do Grupo a criar novos eventos especializados e bem-sucedidos, como o SAIE VETRO – Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro (realizado a cada dois anos em Florianópolis/SC); o Fórum Contramarco ( é realizado periodicamente em uma região do país); o Prêmio Nelson Firmino (para destacar obras e projetos especiais) e a FESQUA VETRO – Feira Internacional de Esquadrias e Vidros para Construção Civil, que ocorre simultaneamente à grande feira FESQUA, considerada a terceira maior do mundo no segmento de esquadrias.
Hoje, o Grupo Contramarco é o principal polo gerador de negócios e conexões para profissionais da indústria de esquadrias e vidro no país.
Sobre o IEG Brasil | Em 2022, o IEG – Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou as operações no Brasil com o objetivo de expandir sua atuação no país com o grupo IEG Brasil. Atualmente, 11 feiras integram o portfólio da empresa voltadas aos segmentos de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfície, geotecnologia, drones, espacial, facilities e construção integram o portfólio da empresa: BTFF – Brasil Trading Fitness Fair, Fesqua, Fesqua Vetro, Feipat, Ebrats, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM e SCB-Br.
O IEG, listado na Bolsa de Milão, se consolidou como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália e é conhecido por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, o grupo é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos. Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão no exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Brasil. Em 2023, a empresa faturou € 212.4 milhões, valor 32% maior que o ano anterior, com EBITDA de € 49.5 milhões.
Parabéns!