rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-innovation-trends-brazil-cni-cna-cnc-hub-startups-web-summit-rio-janeiro-rj-melanie-nakagawa-microsoft-itau-aldo-rosa-1
CNDL
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação 2023 – CNI e Sebrae

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação 2023 – CNI e Sebrae

Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e do Sebrae reconhece empresas que investem em inovação no Brasil.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram na noite desta terça-feira (26) os vencedores da 8° edição do Prêmio Nacional de Inovação. Das 44 instituições finalistas, 15 empresas, três ecossistemas de inovação e três pesquisadores inovadores tiveram seus esforços em inovação reconhecidos. A cerimônia de premiação ocorreu no São Paulo Expo, na capital paulista.

O diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, alertou que a inovação se tornou um propósito e um valor que permeia boa parte dos negócios, além de representar um compromisso com a criação de um futuro melhor. “O trabalho dos finalistas mostra que devemos traçar o caminho para o futuro com investimentos que fomentem a pesquisa, a ciência e a inovação. Só assim poderemos acompanhar e dar respostas adequadas às mudanças tecnológicas que estão transformando os modelos de produção e de consumo em todo o mundo”, afirmou.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o poder da inovação proporciona cada dia mais qualidade de vida para as pessoas. “É um orgulho estar aqui somando a esse contexto de neoindustrialização e de ecoinovação. Não é só uma noite de premiação. Estamos construindo aquilo que não tem mais volta, que é o mundo da inovação e da inteligência artificial. Esse esforço pela inovação, aliado à sustentabilidade e à inclusão social modifica a vida do Brasil e do planeta”, disse.

Vencedores por categoria

As empresas concorreram nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. Entre as grandes, Enel (SP), Suzano Papel e Celulose (BA), Natura (SP) e Embraer (SP) se sagraram vencedoras. Televale (MG), Paranoá (SP), Christal (SC) e Akaer (SP) foram as médias indústrias reconhecidas. Já os prêmios para pequenos negócios ficaram com a Nanoscoping (SC), Deep (SP), Solos (BA) e Brintell (DF).

As empresas Nanoscoping (SC), BMD Têxteis (BA) e o IBM Brasil (SP) foram reconhecidas por suas práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Este ano, o Prêmio de Inovação reconheceu os Ecossistemas de Inovação em três modalidades: pequeno porte, médio porte e grande porte.

As vencedoras dessa categoria foram o Pro_Move Lajeado, do Rio Grande do Sul; Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Itajubá, de Minas Gerais; e Ecossistema de Inovação de Florianópolis, de Santa Catarina. Na categoria Pesquisador Inovador, os vencedores foram: Letícia Mazzarino, da empresa Nanoscoping (SC); Pascoal Pagliuso, da empresa Akaer (SP); e Gustavo Tonoli, da empresa Klabin (MG).

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o prêmio reforça a importância de se valorizar a inovação no Brasil e representa uma oportunidade de iniciativas inovadoras serem apresentadas ao país e ao mundo. “Nesta premiação, notamos a enorme capacidade inovadora das empresas, dos pesquisadores inovadores e dos ecossistemas de inovação de diversas partes do país, o que mostra como o Brasil tem potencial para se destacar e como é importante investir em inovação”.

Além da premiação, todos os vencedores poderão indicar representantes para participar de Master em Business Innovation (MBI) do SENAI, e de imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional. Todas as instituições inscritas receberão um relatório com feedbacks e comparações, com a média dos percentuais de pontuação das candidaturas da mesma modalidade, ao final da sua avaliação.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos isolados e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas.


Conheça as empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação


Pequenos Negócios:

Brintell: Gestão da Inovação
Especializada em tratamento de dados e desenvolvimento de software, a Brintell, destaca-se por suas metodologias ágeis. A empresa desenvolve soluções para diferentes países, utiliza técnicas criativas e rigorosas de avaliação e revisão de projetos. Durante sua trajetória, demonstrou compromisso com a inovação, incentivando a participação ativa dos colaboradores.

NanoScoping: Inovação de Produto e Destaque Saúde e Segurança no Trabalho
NanoScoping, especializada em nanoencapsulação de ativos, tem inovado em segmentos veterinário, cosmético, nutricional e agrícola. Melhorando a eficiência de produtos. Se destaca pela excelência técnica, evidenciada pela avaliação rigorosa do desempenho dos produtos e alinhamento com suas estratégias. Suas inovações estabeleceram um novo padrão de excelência no mercado.

NanoScoping: Destaque SST
Com mais de 15 anos de experiência em nanotecnologia, a NanoScoping demonstrou um compromisso excepcional com a saúde e segurança, promovendo e investindo em formação contínua e na saúde de seus funcionários. Essas práticas reforçam seu compromisso com o bem-estar e justificam a alta satisfação de seus colaboradores.

DEEP: Inovação em Processo
DEEP desenvolve soluções tecnológicas para gestão de impactos ambientais, sociais e de governança, destacando-se com a solução deepvalue para gestão de indicadores esg. Implementou um sistema que agilizou a extração de dados e apresentou soluções para atender demandas de instituições financeiras. Sua constante busca por inovação e gerenciamento de riscos, a consolida como pioneira em inovação de processos.

Solos: Inovação para Sustentabilidade
Solos inovou com B2B na reciclagem, e foco em economia circular, promovendo educação ambiental e envolvimento comunitário através de projetos como re-ciclo e cidade recicla. A empresa também colabora com o aumento de renda para catadores da comunidade pataxó e já impactou 7 mil catadores, evitando a degradação do solo e contaminação da água.


Médias Empresas:

Akaer: Gestão da Inovação
Líder em soluções tecnológicas integradas para o mercado aeroespacial, a Akaer, se destaca pela inovação intrínseca e projetos de alta tecnologia. A empresa se internacionalizou e se consolidou entre as 5 principais empresas do setor. Além disso, possui práticas estruturadas que apoiam a tomada de decisão e o desenvolvimento tecnológico, demonstrando excelentes competências de gestão da inovação.

Televale: Inovação de Produto
Televale possui soluções tecnológicas para proteger e salvar vidas, se destaca por desenvolver sistemas de alerta para evacuação de populações em casos de rompimento de barragens, utilizando sirenes eletrônicas sem fio de longo alcance. Desde seu lançamento, em 2019, a empresa cresceu expressivamente, conquistando uma parcela significativa do mercado nacional de sistemas implantados em barragens.

Paranoá: Inovação em Processo
Paranoá, fabricante de mangueiras e tapetes para a indústria automotiva, destacou-se com o datawake, um sistema que combina gestão da produção com inteligência artificial para otimizar operações. O sistema proporcionou melhorias significativas na eficiência, produtividade, qualidade e custos da empresa.

Christal: Inovação para Sustentabilidade
Christal, holding com três unidades fabris, redefiniu seu modelo de negócios em soluções integradas de usinagem e destaca-se pelo compromisso social e ambiental. A empresa apoia causas locais, reduziu resíduos de produção, trata esgoto, recicla cavacos de usinagem e preserva áreas verdes.

BMD TÊXTEIS: Destaque Saúde e Segurança no Trabalho
Especializada na produção de tecidos técnicos, a BMD, destaca-se pelo compromisso com a inovação voltada à saúde e segurança no trabalho. A empresa investe em treinamentos e equipamentos modernos para garantir o bem-estar e a segurança de seus colaboradores, tornando-se uma referência na área.


Grandes Empresas:

Embraer: Gestão da Inovação
Empresa brasileira de aeronáutica, a Embraer usa o design, a engenharia imaginativa e a tecnologia como as principais ferramentas para criar novas perspectivas, se destaca pelo planejamento estratégico e pelo compromisso com a inovação, evidenciado pelo programa innova e pela embraer x (pronúncia ex). Também se destaca pela implementação do programa p3e e pelo lançamento de produtos inovadores, confirmando seu perfil inovador e excelente capacidade de gerenciamento da inovação.

Enel: Inovação de Produto
Empresa do setor energético, se destaca por suas soluções inovadoras em mobilidade elétrica urbana e pela modernização de frotas de ônibus elétricos. Além disso, a Enel Green Power promove uma visão sustentável para a indústria através de um modelo de investimentos baseado em parcerias stewardship. É eminente o compromisso da enel com a inovação de seus produtos, estabelecendo novos marcos para o setor energético mundial.

Suzano: Inovação em Processo
Empresa de plantio de eucalipto e produção de celulose e papel, a Suzano, tem se destacado por seu compromisso com a inovação, implementando iniciativas que otimizam o plantio e manejo florestal, e o projeto rocket que auxilia na busca pelo refino de polpa de fibra longa. Essas inovações impactaram significativamente seus processos de negócio, melhorando o desempenho e a eficiência operacional.

Natura: Inovação para Sustentabilidade
Natura demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade e a inovação!  Adota como um de seus pilares a circularidade e a regeneração, prioriza ingredientes naturais, renováveis e biodegradáveis. A empresa também investe em ferramentas para mensurar impactos socioambientais, sendo reconhecida por prêmios com selos meio ambiente e esg.

IBM: Destaque Saúde e Segurança no Trabalho
Líder global em alta tecnologia, a IBM se destaca no brasil pelo cuidado com a saúde e bem-estar de seus colaboradores e programas para a sociedade. Essas iniciativas, alinhadas com a gestão e monitoramento de indicadores consistentes, demonstram seu posicionamento de destaque e referência em saúde e segurança no trabalho.


Conheça os ecossistemas de inovação vencedores do Prêmio Nacional de Inovação


Ecossistema de pequeno porte:
PRO_MOVE LAJEADO
O ecossistema PRO_MOVE LAJEADO, iniciado em 2018, tem tido sucesso em suas ações de inovação graças à governança da agência de inovação e desenvolvimento local, formada por atores de universidade, governo, empresas e comunidade. O desenvolvimento do ecossistema é uma prioridade na política pública do município, com forte atuação dos atores para fortalecer a inovação como estratégia de desenvolvimento regional.

Ecossistema de médio porte:
Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Itajubá Hardtech
O ecossistema de Itajubá, desenvolvido há mais de duas décadas, consolidou importantes ambientes de inovação e é reconhecido pela alta concentração de instituições de ensino superior. A cidade se destaca como um importante vetor de desenvolvimento regional do sul de minas, com forte governança, uma comunidade de startups ativa, tradição em inovação e a presença de grandes empresas de tecnologia.

Ecossistema de grande porte:
Ecossistema de Florianópolis
O Ecossistema de Florianópolis, resultado de um esforço coordenado de longo prazo entre diversos atores, tornou-se uma referência nacional e internacional em inovação. Com a criação de instituições de fomento, incubadoras, parques tecnológicos e startups de sucesso, o ecossistema tem demonstrado expressivos resultados em termos de desenvolvimento econômico e social.


Conheça os pesquisadores inovadores vencedores do Prêmio Nacional de Inovação


Pesquisador inovador em grande empresa:
Gustavo Tonoli
Na Klabin, o pesquisador coordenou um projeto de pesquisa e desenvolvimento para obtenção de celulose microfibrilada em escala piloto, apresentando resultados relevantes em termos de mercado, benefícios socioambientais e redução energética. A produção científica do pesquisador, gerou publicações de alto impacto e repercussões significativas no ambiente acadêmico e tecnológico.

Pesquisador inovador em média empresa:
Pascoal Pagliuso
Em parceria com a Akaer, o pesquisador coordenou um projeto entre academia e indústria para solucionar problemas científicos e tecnológicos em instrumentação de física de altas energias, com foco na produção de argônio líquido. O projeto, que teve desdobramentos tecnológicos significativos em vários setores, evidenciou o protagonismo do pesquisador, que liderou o projeto no brasil e tem uma produção científica destacada.

Pesquisador inovador em pequena empresa:
Letícia Mazzarino
A pesquisadora coordenou na NanoScoping um projeto para o desenvolvimento de nanocápsulas biodegradáveis para defensivos agrícolas naturais, resultando no lançamento de uma nova linha de nanoinsumos agrícolas e gerando publicações científicas de alto impacto e uma patente de tecnologia avançada.



https://www.portaldaindustria.com.br/