Uma das maiores incorporadoras de capital fechado do país, a Plaenge fechou contrato com a Pininfarina para diversos empreendimentos, que ultrapassam R$ 2,5 bilhões em Valor Geral de Vendas - Crédito: Plaenge

Comitiva vai à sede da Pininfarina na Itália para nova era do design colaborativo

Lideradas pela Molegolar, principais empresas brasileiras dos setores imobiliário, além de mobilidade e industrial vão à Itália para fomentar negócios com icônica casa de design Pininfarina

Uma comitiva de líderes empresariais brasileiros, liderada pela empresa de inteligência arquitetônica pernambucana Molegolar, embarca para a Itália em uma missão estratégica para aprofundar o conceito de design colaborativo de alto padrão no Brasil. O grupo, formado por algumas das maiores incorporadoras do país, além de empresas líderes nos segmentos de mobilidade, náutico, móveis e design, explorará oportunidades de colaborações com o estúdio de design nº 1 do mundo, a Pininfarina.

A missão, que acontece em Turim neste mês de junho, busca fortalecer a já significativa presença da Pininfarina no Brasil e reforçar o papel do país como um importante centro de design e inovação, fomentando um ecossistema de cross-fertilization que beneficia diversos setores da indústria brasileira. Com experiência em arquitetura, design industrial, produto, náutico e mobilidade, além do automotivo, a Pininfarina traz uma abordagem holística que é cada vez mais procurada em vários setores. O mercado brasileiro de residências de alto padrão, por exemplo, tem registrado um crescimento significativo em projetos de design colaborativo, onde a participação da Pininfarina é uma vantagem competitiva importante, agregando valor aos empreendimentos e velocidade na comercialização das unidades. Mas as oportunidades vão além do setor imobiliário.

“Essa missão à Pininfarina, na Itália, simboliza mais do que uma imersão em design e inovação; é um movimento estratégico para fortalecer a cultura de colaboração entre as maiores incorporadoras do Brasil e os principais fornecedores globais. Desde que iniciamos nossa parceria com a Pininfarina, em 2018, acompanhamos e impulsionamos juntos a evolução do design imobiliário no país — e agora ampliamos essa troca, promovendo um valioso benchmarking internacional que, tenho certeza, resultará em projetos ainda mais relevantes, sofisticados e sustentáveis para o nosso mercado”, afirma Saulo Suassuna Filho, CEO-Founder da Molegolar.

Durante os cinco dias de visita, a comitiva brasileira participará de uma grande agenda imersiva de networking, compartilhamento de conhecimento e exploração das melhores práticas em arquitetura, mobilidade, desenvolvimento de produtos e storytelling de marcas, características que marcam o design da Pininfarina. Ao reforçar as parcerias intersetoriais, a missão não apenas aumenta a visibilidade do Brasil no mercado global de luxo, mas também estimula o crescimento de setores adjacentes, como design náutico, móveis de alta qualidade e ambientes internos inovadores.

A Pininfarina é pioneira no setor de design, sendo consistentemente classificada entre as principais casas de design do mundo, com o Brasil emergindo como um mercado chave. Em 2016, a Pininfarina estreou no cenário imobiliário brasileiro com o Cyrela by Pininfarina, um projeto que rapidamente se tornou um marco na paisagem arquitetônica de São Paulo e o metro quadrado mais valorizado do país na época. “A parceria com a Pininfarina nesse empreendimento proporcionou a Cyrela uma reinserção ao mercado de luxo em São Paulo. Além da repercussão da marca, esse reposicionamento nos encorajou a fazer outros projetos icônicos. O Cyrela by Pininfarina foi o precursor de uma história de sucesso e de uma relação muito próxima entre as duas marcas”, afirma Carlo Belluzzo, Gerente Geral Comercial da Cyrela.

Ao contrário das parcerias tradicionais que apenas licenciam uma marca, a Pininfarina lidera ativamente o design e a visão arquitetônica dos empreendimentos em que colabora. Esses projetos trazem uma identidade visual única, exclusividade e sofisticação que refletem a essência do legado da Pininfarina. Mais do que uma assinatura de luxo, o estúdio oferece soluções que elevam tanto o ambiente construído quanto seu contexto na paisagem urbana.

Desde 2018, a Molegolar tem contribuído para a expansão da Pininfarina no Brasil por meio de consultoria estratégica e articulação de parcerias. Desde então, a marca italiana reforçou sua atuação no país, marcando presença nas cinco regiões e somando mais de 30 projetos de alto padrão. Conhecida por suas soluções arquitetônicas para flexibilidade e eficiência, e por conectar marcas internacionais ao mercado local, a Molegolar já se envolveu com mais de 700 incorporadoras em mais de 27 países, articulando colaborações com a Pininfarina principalmente no mercado imobiliário, mas também náutico, industrial e moveleiro.

“Realizar essa missão é a concretização de um sonho antigo: levar os principais players do setor ao lendário estúdio italiano, proporcionando uma imersão no legado e na história da marca — que celebra 95 anos — na região onde ela nasceu”, afirma Pedro Macêdo, COO da Molegolar. “Nosso objetivo é fortalecer e aproximar esse ecossistema exclusivo de empresas visionárias, oferecendo experiências memoráveis que reverberam de forma marcante em todos os envolvidos e despertem novas ideias, negócios e projetos colaborativos.”

Design que gera resultados

Além de posicionar o mercado de luxo brasileiro entre os mais dinâmicos do mundo, a presença da Pininfarina tem sido decisiva para impulsionar a performance de vendas, a valorização dos imóveis e a visibilidade institucional dos projetos.

De acordo com estudo realizado pela Savills, empresa global que atua em diversos segmentos do mercado imobiliário, o modelo de branded residences gera um incremento de até 63% nos preços dos imóveis na América Latina, uma valorização acima da média global de 30% e dos 16% da América do Norte. “A confiança associada à garantia de qualidade, exclusividade e segurança, contribuirá para sustentar e manter a impressionante trajetória do modelo”, destaca o estudo.

A Plaenge, uma das maiores construtoras de capital fechado do Brasil, assinou um contrato para vários projetos com a Pininfarina, que contempla empreendimentos em diversas cidades e soma R$ 2,5 bilhões em Valor Geral de Vendas.”O design, a tecnologia e o conforto fazem parte de um ecossistema de prestígio que repercute tanto nos clientes quanto nos investidores”, aponta Luiz Gustavo Salvático, Diretor de Unidade de Negócio da Plaenge. Em 2024, a companhia alcançou um crescimento médio anual de 36% em seu VGV, impulsionada pelos projetos assinados pela Pininfarina.

Já a Quadra Engenharia, que prepara o lançamento de dois produtos assinados pela Pininfarina no luxuoso bairro de Umarizal, em Belém, concretizou 60% das vendas 60 dias após o anúncio de lançamento. “Iniciativas como o desenvolvimento de um branding proprietário, investimentos consistentes em design de interiores assinados e uma curadoria minuciosa da experiência do cliente têm ampliado significativamente nossa visibilidade institucional. Esse movimento estratégico se reflete diretamente na performance de vendas”, explica Felipe Couceiro, diretor operacional da Quadra.

A Pasqualotto&GT, responsável por empreendimentos icônicos com a marca em Balneário Camboriú, como o Yachthouse by Pininfarina e La Città by Pininfarina, destaca que esses projetos rapidamente se tornaram símbolos de inovação e sofisticação, elevando o mercado de luxo no sul do país. “É a materialização de um sonho e a promessa de excelência executiva, que atrai um público exigente e gera forte apelo para investidores”, explica Bruno Pardo, Diretor de Incorporação da GT Home.

Em Florianópolis, a incorporadora AMS fez história com o Signature Design by Pininfarina, o primeiro projeto imobiliário do estúdio italiano na cidade. Durante o pré-lançamento, ele bateu recordes de preços locais, chegando a R$ 42.000 por metro quadrado. “O envolvimento da Pininfarina foi decisivo. O reconhecimento internacional da marca agrega valor real e acelera as decisões do comprador”, disse Stenio Ferreira, sócio da AMS.

Além de aprimorar a presença do Brasil no mercado imobiliário de luxo, a abordagem multidisciplinar da Pininfarina tem se mostrado eficaz em várias verticais – incluindo design náutico, industrial e de produtos – onde sua criatividade e conhecimento técnico geram resultados comerciais no mundo real.

“A Pininfarina é uma referência global em design sofisticado, atemporal e funcional. Essa parceria com a NX Boats representa um diferencial valioso para nossos clientes: embarcações que vão além da performance e da tecnologia de ponta, elas carregam uma assinatura de design reconhecida mundialmente. A NX44 Design by Pininfarina traduz inovação, engenharia e emoção em cada curva”, explica Jonas Moura, CEO da NX Boats.

Com apelos distintos para cada público – status e personalização para o morador, valorização e liquidez para o investidor, e diferenciação estratégica para a incorporadora –, a abordagem da Pininfarina está provando ser uma poderosa alavanca de inovação no mercado de alto padrão brasileiro. Essa missão à Itália marca não apenas uma profunda conexão com o legado do design europeu, mas também o início de um novo capítulo de sofisticação, integração e ambição no ecossistema de luxo do país.

“Celebrar os 95 anos da Pininfarina abrindo as portas do nosso escritório em Cambiano é uma honra imensa. Mais do que uma história de design e inovação, é uma jornada de valores e visão. Receber parceiros e amigos do Brasil para conhecer ícones como nosso túnel de vento, os concept cars, o Battista e o nosso legado com a Ferrari é compartilhar a essência da Pininfarina. Meu agradecimento especial à Molegolar, por tornar esse momento possível”, afirma Paolo Trevisan, Vice-Presidente de Design da Pininfarina.

Participam do projeto as incorporadoras Suassuna Fernandes Engenharia, Cyrela, Plaenge, Quadra Engenharia, GTHome, Record, Cavalcante & Rolim, Santa Maria, AMS, Setai. Empresas de outros segmentos também se juntaram à missão, como a Hunter Douglas, NX Boats, Green House, Ezycolor e Florense.

A missão tem patrocínios de Hunter Douglas, NX Boats, Quadra Engenharia, GreenHouse e Ezycolor.

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br