No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, gostaria de retratar a preocupação com a sustentabilidade, uma tendência cada vez maior no setor retratado pela nossa Federação. Hoje, os consumidores buscam preferencialmente empresas e marcas que adotam práticas de consumo. Por isso, é importante que o comércio esteja atento a essas demandas e busque formas de ser mais amigo do meio ambiente.
Uma das iniciativas é a redução de embalagens, uma tendência que se percebe no comércio, já que elas representam uma grande quantidade de resíduos sólidos gerados pelas empresas. Algumas iniciativas nesse sentido são a utilização de materiais biodegradáveis, recicláveis e reutilizáveis.
O outro termo recorrente é a economia circular, uma prática que busca reduzir o consumo de recursos naturais, reaproveitando os resíduos gerados pela produção e consumo. Essa medida pode ser aplicada no varejo através da reciclagem de materiais, da utilização de produtos reutilizáveis e do aluguel de produtos em vez da venda.
Também está cada vez mais presente o uso de energia limpa, com usinas solares presentes nos estabelecimentos e que fornecem ganhos ambientais e econômicos pela redução no gasto com as contas de energia elétrica.
O comércio adota, ainda, a logística reversa, uma iniciativa que visa a coleta e destinação adequada de resíduos gerados pelos produtos após o seu uso. É uma forma de reduzir o impacto ambiental de seus produtos e incentivar o consumo consciente. Na prática, acontece com mais frequência em itens como pilhas, baterias, e eletrônicos que, como todos sabem, trazem um enorme prejuízo para a natureza se descartados incorretamente.
Com tudo isso, o varejo está se mostrando cada vez mais preparado para uma nova realidade de cuidado e proteção ao nosso meio ambiente.