CBIC realiza o workshop “O Futuro da Minha Cidade” em Mirassol, São Paulo
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) realizou, nesta terça-feira (30), o workshop “O Futuro da Minha Cidade“, em Mirassol, São Paulo. O objetivo do evento foi discutir o planejamento urbano a longo prazo das cidades brasileiras por meio de um sistema de Governança Colaborativa. O município é a 33ª cidade a integrar o projeto, que já demonstrou sucesso em diversas regiões do país.
O evento, que aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Mirassol (Acemi), reuniu cerca de 100 participantes, entre lideranças da sociedade mirassolense, políticos e munícipes interessados no futuro da cidade.
O projeto “O Futuro da Minha Cidade” nasceu a partir da experiência bem-sucedida de Maringá, no Paraná, onde a CBIC sistematizou uma metodologia para replicar em outras cidades. O consultor e idealizador do projeto, Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá e figura chave na implantação do OFMC em São José do Rio Preto, conduziu a palestra explicativa da noite. Durante sua apresentação, Barros destacou a importância de fortalecer o protagonismo da sociedade organizada no desenvolvimento de soluções sustentáveis, inclusivas e seguras para Mirassol.
“O objetivo é sensibilizar o público sobre como podemos, enquanto sociedade organizada, planejar soluções que melhorem a qualidade de vida em Mirassol, sem depender exclusivamente dos Governos municipal, estadual ou federal”, afirmou Silvio Barros.
Ele também destacou que o sucesso do projeto depende do engajamento de voluntários que estejam dispostos a estudar, discutir e propor soluções para os desafios da cidade nos próximos 30 anos. “Para fazer parte do projeto é importante que o voluntário não esteja filiado a nenhum partido político”, acrescentou.
O prefeito de Mirassol, Edson Antonio Ermenegildo, marcou presença no evento e elogiou a iniciativa das lideranças locais. Outros políticos também estavam presentes, como os pré-candidatos a prefeito Fábio Kunni e Caco Navarrete, além do vereador Nando Nogueira.
O diretor do Departamento de Tributos e Fiscalização da Prefeitura, Clayton dos Santos Queiroz, também participou do evento e informou que o município está numa crescente em termos de abertura de novas empresas. Segundo ele, cerca de 1 mil empresas foram abertas em 2023, sendo que a previsão para este ano é de 1,2 mil novas empresas, gerando mais empregos e aumento na arrecadação municipal.
O workshop, realizado pela CBIC em parceria com o SESI, contou com o apoio de diversas entidades e empresas locais, incluindo a Acemi, São José Escritório Contábil, Anjos Baby, Instituto Cozimax, Bella Capri Pizzaria, Theodoro Silva Odontologia e APAE Mirassol.
Mirassol agora se junta a uma lista crescente de cidades comprometidas com o planejamento colaborativo e a construção de um futuro mais promissor e sustentável. Entre as cidades que já aderiram ao projeto estão Aparecida de Goiânia-GO, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Santos-SP, São José do Rio Preto-SP, Frutal-MG, entre outras.
(Com informações do Portal da Cidade – Mirassol)
O tema tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, objetivo 2.5 –“O Futuro da Minha Cidade”, da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).