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Sobratema estima crescimento de 3% nas vendas de máquinas da linha amarela até o final do ano

Sobratema estima crescimento de 3% nas vendas de máquinas da linha amarela até o final do ano

Após um primeiro semestre de estabilidade, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção estima um crescimento de 3% nas vendas de equipamentos da linha amarela (movimentação de terra) em 2024, alcançando mais de 32,9 mil unidades comercializadas até o final deste ano. Com isso, o mercado reverte o resultado obtido em 2023, quando apresentou queda de 18% nas vendas.

“Esse setor viveu um ciclo de crescimento entre 2010 e 2014, com uma média de 29,6 mil equipamentos vendidos no período. Em 2020, se iniciou um novo período de alta e, até este ano, a média de máquinas comercializadas chegou a 31,9 mil, o que representa um ciclo bastante positivo”, afirmou o consultor Mario Miranda, coordenador do Estudo de Mercado da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), durante o Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção, realizado no dia 25 de junho.

Este resultado está relacionado às obras de infraestrutura e do Programa Minha Casa Minha Vida, ao aumento das locações de máquinas, aos movimentos gerados pelo agronegócio e pela mineração e à retomada de aquisição de máquinas no primeiro semestre de 2024. Por outro lado, há desafios para o setor, principalmente, a dificuldade de acesso ao crédito, a alta taxas de juros e inflação, o receio quanto ao aumento da carga tributária com a reforma e o aumento dos custos operacionais, devido à escassez de mão de obra e elevação do preço dos insumos.

“A questão do crédito está ligada não apenas a alta taxa de juros, mas também ao maior rigor para aprovação desses financiamentos”, explicou Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, que também comentou sobre a dificuldade para atrair jovens para esse mercado, o que tem levado empresas a investirem cada vez mais em educação, qualificação e capacitação profissional.

“A modernização das máquinas, com maior tecnologia embarcada, exige uma preparação ainda maior dos operadores. Ou seja, é preciso prover treinamento. Por isso, a indústria tem realizado programas sociais de educação com foco em tecnologia, engenharia e matemática para despertar o interesse dos jovens pelo setor”, contou Andrea Zámolyi Park, presidente da Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias (CSMR) da Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos (Abimaq), que ainda salientou a importância da sustentabilidade e da segurança para o segmento.

De acordo com Luciano Rocha, diretor comercial da Armac, a companhia também trabalha com programas de formação e capacitação de jovens e profissionais, a fim de proporcionar uma carreira interessante no segmento. “Devido a nossa escala, precisamos de maneira intensiva de pessoas para manutenção e para operação”, explicou. Em suas colocações, também ponderou sobre o crescimento da empresa no primeiro semestre, acompanhando o cenário positivo do setor de locação.

O relatório da Sobratema trouxe um dado que mostra a evolução dos negócios do mercado de equipamentos: a frota parada alcançou o menor índice, com 14% em média ponderada. “Essa redução tem sido crescente desde 2017, quando a média era de 57%”, destacou Miranda, que tratou também das tendências de mercado. Para 29% construtoras, locadoras e dealers participantes do Estudo de Mercado, ainda haverá uma preferência por máquinas à combustão à diesel, enquanto 26% avaliam a oferta de equipamentos híbridos (combustão e elétricos).

Mirando concluiu sua apresentação, afirmando que o mercado de máquinas de construção e mineração está preparado para suportar as inúmeras oportunidades e demandas das empresas, se adaptando às tendências, aplicando tecnologias emergentes, a fim de atender às necessidades por infraestrutura e as exigências por práticas sustentáveis.

O Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção teve a saudação do engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, que ressaltou o Sobratema Shopping, plataforma 100% online para proporcionar um ambiente único e exclusivo para a venda de máquinas, componentes, peças e serviços, e os novos cursos do Instituto Opus de Capacitação Profissional e o pronunciamento de Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil, que enfatizou a edição histórica da M&T Expo, e convidou os participantes para visitarem a bauma, em Munique, que acontece em abril de 2025.

O evento online, que contou com o patrocínio da Armac, Caterpillar, Cummins, Komatsu, Volvo, XCMG, JCB e Sotreq.

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