Um shopping center pode ser muito mais do que um centro de compras. Hoje, eles se tornaram verdadeiros locais de lazer, cultura, gastronomia, saúde e bem-estar. Pioneira na construção de empreendimentos multiuso no Brasil, a Multiplan inova, mais uma vez, ao trazer para dentro de seus shoppings um centro de pesquisas com infraestrutura e tecnologias de ponta. Com investimento de R$ 1,5 milhão, o Centro Avançado de Pesquisa, Estudos e Diagnóstico (Caped) está localizado no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, São Paulo, e é o primeiro espaço desse tipo dentro de um shopping center no País.
O centro fomenta ações de pesquisa, inovação e educação, além de estabelecer um intercâmbio com outras instituições de referência em saúde no Brasil e no exterior. Com modernos recursos de infusão, imagem, equipamentos laboratoriais e de conectividade, são mais de 20 estudos clínicos em colaboração, envolvendo cerca de 500 participantes, desde a sua criação em 2020.
Para Gabriela Faustino, consultora de pesquisa do Caped, os números são animadores. “Atualmente, contamos com quatro estudos concluídos e sete em aprovação regulatória no Brasil, previstos para iniciar em 2023, além de 16 estudos em fase de acompanhamento. Desde a inauguração, já foram realizadas mais de 220 visitas de monitorias para garantir o cumprimento dos aspectos éticos, regulatórios, qualidade dos dados e a segurança dos participantes”, destaca.
Um desses estudos é sobre amiloidose cardíaca, patologia considerada rara e sem tratamento disponível para os pacientes no País. Outro tema importante para os pesquisadores é a doença de Chagas. “Desenvolvemos inúmeros estudos e geramos publicações científicas relevantes, permitindo que pacientes com doenças raras tenham tratamento”, explica Pedro Schwartzmann, médico cardiologista responsável pelo centro de pesquisas. “Recebemos participantes de diversas regiões, o que torna o centro um polo de ciência e de novas perspectivas em termos de pesquisa clínica”, completa. O núcleo atua em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia, reprodução humana, dermatologia e ortopedia.
Shoppings do futuro
A criação do Caped é um bom exemplo de como os shoppings podem ser cada vez mais multiusos. “Seguimos atendendo as necessidades dos nossos clientes e consumidores. O shopping não é mais só um destino de consumo. Primeiro, trouxemos os centros médicos e, mais recentemente, o Caped. Um centro de pesquisas dentro de um shopping possibilita que ele usufrua da própria infraestrutura do empreendimento, como segurança, manutenção e monitoria”, aponta Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan.
Programa de Formação em Pesquisa Clínica
Além das atividades de pesquisa clínica, há também capacitação técnica, educação médica e multidisciplinar continuada. O Programa de Formação em Pesquisa Clínica, um convênio do Caped com universidades, é uma iniciativa que identifica talentos e contribui para que eles desenvolvam suas carreiras com sucesso.
Saiba como submeter sua pesquisa
O Caped trabalha com pesquisas de iniciativa do investigador e estudos patrocinados por indústrias farmacêuticas. Empresas ou pesquisadores interessados em conduzir estudos no centro de pesquisas podem enviar e-mail para associacao.centromedico@gmail.com.