De remédio automatizado a robô humanoide: confira 8 tendências em IA

De remédio automatizado a robô humanoide: confira 8 tendências em IA

Aconteceu entre 6 e 8 de julho, em Shanghai, o WAIC – World Artificial Intelligence Conference – principal evento da China voltado à Inteligência Artificial.

  • O evento contou com a presença de mais de 400 expositores, além de nomes importantes no ecossistema de tecnologia entre empreendedores, especialistas e oficiais do governo
     
  • Contou também com a presença do CEO da Tesla, Elon Musk que participou da abertura do evento por vídeo, e destacou a importância das possibilidades em criação de novas tecnologias com inteligência artificial e o capital humano para o desenvolvimento de Inteligência Artificial na China

CONFIRA ABAIXO OS HIGHLIGHTS DO EVENTO:


1 – CAMINHÃO ELÉTRICO E AUTÔNOMO COM RECARGA EM APENAS 5 MINUTOS O caminhão da empresa Q-Truck está em testes e a pretensão é que ele atue em portos, aeroportos e em indústrias para o transporte de mercadorias.

2 – ROBÔ PARA CARREGAMENTO DE CARROS ELÉTRICOSO robô da empresa DHForce é autônomo, dispensa a necessidade de infraestrutura para instalação de terminais de carregamento de carros elétricos e pode atuar em estacionamentos por exemplo, onde o usuário indica onde estacionou seu veículo e o robô vem até ele para carregá-lo.

3 – QUARTA GERAÇÃO DE DRONES PARA ENTREGAA principal empresa de delivery da China, a Meituan, revelou sua quarta geração de drones para delivery. O drone pode fazer entregas num raio de até 3km em no máximo 15 minutos. A Meituan já fez mais de 170 mil entregas por drone na China desde 2021.

4 – DESCOBERTA DE REMÉDIO AUTOMATIZADOA empresa XtalPi apresentou uma solução que utiliza Inteligência Artificial e robôs para automatizar todo o processo de teste de desenvolvimento de novos remédios e promete trazer cura para doenças ainda incuráveis.

5 – ROBÔS HUMANOIDES PARA USO GERALA Fourier Intelligence revelou seu novo robô humanoide, o GR-1. O robô mede 1,65 m, pesa 50 kg, anda a 5 km/h e pode carregar cargas até 50 kg. Ele também pode interagir com humanos por meio de fala. Segundo a empresa, o robô poderá ser utilizado em produção industrial, cuidados médicos, pesquisa científica e serviços domésticos.

6 – TÁXIS 100% AUTÔNOMOS EM SHANGHAI A WAIC também marcou o entre Baidu Apollo, principal empresa de direção autônoma na China e o governo de Shanghai para permitir os táxis 100% autônomos de operarem em regiões delimitadas da cidade.

7 – NOVA ERA DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

A startup Mobvoi apresentou um estúdio que captura os movimentos de um humano e os replica em personagens digitais 2D, 2.5D ou até pessoas reais. Uma acrobata poderia fazer acrobacias utilizando o corpo de um ator famoso, por exemplo. O produto promete revolucionar a indústria cinematográfica.

8 – ROBÔS BARISTAS COM PAGAMENTO POR YUAN DIGITAL
.
Uma das sensações da feira foi o robô barista. O robô também é um dos primeiros a aceitar pagamento por yuan digital, que foi recentemente implementado em todo o território chinês. O robô, inclusive, já está presente nos principais pontos das maiores cidades da China, como o Nanjing East Road, a principal rua de comércio de Shanghai.
.
LEITURA RECOMENDADA
.
Boa parte das empresas costuma olhar para as empresas americanas para aprender e replicar modelos que estão dando certo, aqui no Brasil. Entretanto, empresas chinesas estão mais avançadas em vários setores: como inteligência artificial, varejo, e-commerce e os superapps. Eu recebo todos os anos centenas de empresários brasileiros aqui na China para mostrar tudo a eles: desde os ecossistemas de inovação, modelos de negócio até visitações e network com profissionais e gestores locais. 100% focado em negócios e exclusivo apenas para 30 participantes. Conheça aqui a Imersão China da StartSe e receba as informações das próximas turmas. Veja mais!