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As 5 principais tendências do varejo para ficar de olho

As 5 principais tendências do varejo para ficar de olho

Planejamento, estratégia e competitividade. Esses são os principais motivos para ficar atento às novas tendências do varejo. Por isso, aproveitamos o momento e criamos este post completo sobre o assunto. O nosso objetivo é esclarecer tudo o que você precisa saber. 

Para isso, listamos as principais curiosidades no assunto, explicando o panorama atual do varejo brasileiro, e logo em seguida elencando as 5 maiores tendências pra esse segmento. Dessa forma, você aprimora a sua atuação no mercado, alavancando suas vendas e resultados. Então não perca tempo e acompanhe!

Um panorama atual sobre o varejo brasileiro

A cada novo ano, o varejo brasileiro aumenta a sua competitividade. Atualmente, o mercado está repleto de opções e oportunidades, com muitos produtos, marketplaces, plataformas e estratégias pra expandir a sua operação digital — mas, como frisamos desde o início, a palavra-chave é competitividade.

Claro, o mercado consumidor brasileiro é gigantesco. Segundo um estudo recente do IDC, 88% dos brasileiros compram online. Já 2020, por si só, foi um grande destaque, pois foi o ano que marcou a estreia de 13 milhões de brasileiros no e-commerce — ou seja, que fizeram a sua primeira compra pela internet. 

Por isso que, tratando-se de público consumidor, o Brasil não é um problema. No entanto, a competitividade está se acirrando entre os vendedores. Mais do que nunca, é importante estar antenado às movimentações do mercado e suas tendências, pois assim é possível se diferenciar da concorrência de forma antecipada e com estratégia.

As 5 principais tendências do varejo

Tecnologia, sustentabilidade e segmentação de mercado. Esses são os temas que podem definir o mercado pelos próximos anos. Abaixo, explicamos cada um desses fatores em mais detalhes — dê uma olhada!

1. Tecnologia aplicada

Essa é uma tendência aplicada pelas plataformas que oferecem as ferramentas para as suas vendas, como é o caso do Magalu. Ao investir em tecnologias como Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Big Data, é possível fazer um diagnóstico ainda mais preciso sobre as vontades e as dores de cada consumidor. 

Com essas informações, o marketplace é capaz de direcionar o cliente pra o que ele procura, diminuindo o atrito na jornada de compra e maximizando a chance de conversão e venda. A Inteligência Artificial é, sem dúvidas, uma das tecnologias mais promissoras pra o futuro do marketing, da publicidade e das vendas.

2. Experiência do Usuário

Além do uso intenso de tecnologia aplicada, os principais protagonistas do mercado também devem investir pesado em pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento em áreas como UIUX e CX — Interface do Usuário, Experiência do Usuário e Experiência do Consumidor, respectivamente. 

O objetivo é criar interfaces cada vez mais simples e intuitivas pra vender mais, tornando a jornada de compra livre de objeções. Dessa forma, é possível eliminar gargalos e otimizar a performance do marketplace, gerando mais vendas. Aqui, destacamos soluções como Compre e Retire na Loja, Checkout sem Caixa e Omnichannel.

3. Sustentabilidade

A partir dessa tendência, migramos para os temas e segmentos aos quais os consumidores estão atentos. Nos últimos anos, o movimento ESG (Environmental, Social and Governance), de responsabilidade e sustentabilidade ambiental, social e corporativa, começou a ganhar tração entre as empresas.

Mais do que nunca, o consumidor moderno está atualizado, informado e consciente sobre as questões ambientais, climáticas e energéticas à sua volta. Com isso em mente, quem adota uma identidade sustentável, desde a embalagem, aos produtos e à comunicação, tem maior chance de fidelizar o novo público.

4. Autocuidado

O Brasil sempre foi um dos maiores mercados de estética no mundo — e isso sempre foi uma realidade positiva pra quem soube trabalhar nesse segmento. Mas agora, muito além da estética, existe um movimento consistente relacionado à longevidade e à qualidade de vida. 

Apesar de parecer um nicho intermediário entre Estética e Saúde Pessoal, o autocuidado é uma tendência particular, com um próprio conjunto de produtos, soluções e oportunidades. Aqui, incluímos desde itens pra treino e musculação em casa até livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal.

5. Entrega rápida

A logística sempre foi um aspecto determinante do sucesso de uma loja digital. Mas agora, mais do que nunca, o consumidor está habituado à ideia de imediatismo. Hoje, com poucos toques na tela e o aplicativo certo, é possível que as compras do mercado cheguem à sua porta em apenas 15 minutos.

Nós entendemos que, na esmagadora maioria dos casos, é praticamente impossível ter o mesmo nível de eficiência e velocidade no varejo. Mas isso não exclui a necessidade de estar sempre atento a novas oportunidades e soluções logísticas para a sua operação, como é o caso da Entrega Local do Magalu Entregas.

A importância de acompanhar as tendências

Em um ambiente tão competitivo quanto o e-commerce, acompanhar as tendências pode ser exatamente o que garante o sucesso e a sobrevivência da sua loja no mercado. Inclusive, essa é uma das razões pelas quais criamos o portal de conteúdos do Magalu Marketplace

O nosso objetivo é contribuir de maneira ativa pra o aprimoramento da sua loja no mercado. Quanto mais você se informa e compara tendências, soluções e oportunidades, mais preparado você está pra implementar essas mudanças, e gradualmente, colher os benefícios de uma loja que tenha visibilidade, retenção e vendas. 

E isso vale pra qualquer setor do mercado. Quanto mais competitivo, mais você deve se esforçar para superar a concorrência. É por isso que publicamos tantos materiais práticos para ajudar você a alavancar os resultados, listando desde as melhores estratégias de vendas online até um passo a passo sobre como vender no Magalu.

Uma forma de entender isso é com a metáfora do iceberg, que esconde mais gelo debaixo da água do que é visível na superfície. Assim é com as vendas online. Todo mundo sabe que eventos como a black friday são positivos para as vendas — mas poucos conhecem as estratégias que fazem vender mais.

Como foi possível ver, em um setor tão moderno e rápido quanto o varejo digital, é indispensável se manter antenado. Além do trabalho, do marketing e da criatividade, a atualização constante é uma das suas melhores ferramentas pra se destacar nesse mercado. 

Agora que você sabe a importância de se manter atualizado às principais tendências do varejo, aproveite pra fazer isso com a melhor referência no tema. É muito simples: basta se cadastrar em nossa newsletter!